domingo, 2 de novembro de 2014

COMANDO DE VÁLVULAS (levante, duração e lob center)

  Bom pessoal não iria postar sobre este assunto agora, porém como me foi solicitado esta aí!!!

  Vou direto a abordagem dos três fatores acima, posteriormente eu postarei sobre para que serve o comando, meio fora de ordem mas...


LEVANTE ou LIFT
O famoso levante do comando de válvulas que consiste no tamanho do came do comando. Este tamanho é determinado geralmente em milímetros. Quanto maior ou mais alto o came mais as válvulas se abrem, desta maneira consegue-se fazer entrar mais mistura de ar/combustível na câmara de combustão. OBS: os levantes podem ser diferentes entre as válvulas de admissão e de escape. Veja na fugira abaixo um comparativo de um came de alta performance e um came relativamente original.



DURAÇÃO
Este termo determina quanto tempo a válvula ficará aberta, tanto para admissão, quanto para escapamento. Quanto maior a duração, que é medida em graus, maior o preenchimento volumétrico da câmara de combustão. A duração do comando é o termo que muitos utilizam tipo: comando 286°, 310° etc. OBS: Lembrando que nem sempre os números de duração são iguais para as válvulas de admissão e escape. Neste caso as numerações são apresentadas da seguinte maneira: 272°x276°, sendo o primeiro número a admissão e o segundo o escape. Segue figura comparativa.



LOB CENTER
Esse realmente é o que mais pode determinar o regime de força e rotação dos motores. Existem preparadores que se quer ousam informar o lob center que utilizam em seus veículos (segredo do Estado). O lob center é a diferença de tempo de abertura entre as válvulas de um mesmo cilindro, ou seja, depois que a válvula de admissão abriu, quando será aberta a de escape, e fechamento também é claro. O lob center também e medido em graus. Geralmente se utiliza graus maiores (110°, 112°) para motores turbo, e os de graus menores (102°, 104°) em motores ASPRO, mas isto não é uma regra. Com o lob center maior se obtém maior força em baixas rotações, e com as graduações menores se obtém força em altas rotações, mas isto não limita o giro dos motores.  Ilustração comparativa abaixo:

OBS: É VÁLIDO EXPOR QUE NA VERDADE NÃO EXISTEM RECEITAS PRONTAS PARA SE OBTER CAVALARIA MAIOR. CLARO EXISTE AQUELAS QUE DÃO UMA MELHORADA. DEPENDE MUITO DO QUE SE DESEJA, PARA QUE SE QUER UTILIZAR E ETC. RESUMINDO NÃO EXISTE RECEITA DO TIPO "VAI LÁ COLOCA COMANDO XY QUE VOCÊ VAI OBTER RESULTADO Z, DEPENDE DE UMA SÉRIE DE FATORES (e são muitos fatores) PARA SE OBTER O RESULTADO ESPERADO.

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