Boa noite para o pessoal do "espirro", sem esquecer dos demais!!!
Vamos esclarecer desta vez como funciona o TURBO, uma peça que juntamente com seus acessórios proporcionam muitas alegrias e é claro potência extra. Assim como o nome, trata-se de uma turbina que envia ar comprimido para a câmera de combustão, e como o principal combustível para uma combustão é o oxigênio, já da para imaginar como este equipamento consegue gerar tanta potência. Lembrando que se trata de uma sobre alimentação do motor.
DIVISÃO BÁSICA DE UMA TURBINA
A divisão básica de uma turbina consiste na parte fria e na parte quente. A quente é por onde passam os gases gerado pelo motor, girando o eixo com pás ou hélice da turbina. A parte fria tem uma ligação feita por um eixo interno ligando as hélices da parte quente e tem a missão de sugar o ar da atmosfera, pressurizar e enviar para câmara de combustão, e também possui pás ou hélices para que a sução do ar ocorra, ou seja, as pás da parte quente é que fazem as hélices da parte fria girarem. Ambas as partes possuem tamanhos e combinações diferentes. Geralmente a caixa quente é menor que a fria. Além do tamanho das caixas as hélices também possuem medidas e quantidades.
FUNCIONAMENTO BASE DO CONJUNTO
No desenho acima fica claro que os gases gerados pelo motor do veículo entra por um orifício na caixa quente, giram as pás e saem por outro orifício que é direcionado ao escapamento. Na parte fria o ar da atmosfera entra por um pequeno duto. Esse ar é pressurizado pelas pás e sai por outro orifício. Este ar é direcionado a câmara de combustão através dos canos de pressurização. Lembrando que há um eixo ligando as pás da parte quente as pás da parte fria, desta maneira, as pás que são giradas pela força dos gases automaticamente giram as pás que admitem e pressurizam o ar.
EIXO DE LIGAÇÃO ENTRE AS PÁS
Afim de não confundir-se e gerar uma distinção entre as pás, foi gerado, sabe-se lá por quem, dois termos, que diga-se de passagem serve e muito bem até o momento. São o eixo e o rotor.
As pás da parte fria são denominadas de ROTOR e seu tamanho determina sua capacidade de pressão. A pressão que o rotor consegue gerar é medida em "quilo", apesar de estarmos medindo pressão atmosférica e não massa. Na verdade o termo "quilo" significa que a pressão do ar está sendo exercida em kg/cm², mas o correto mesmo é medir em BAR.
As pás da caixa quente são chamadas de eixo. Juntamente com o tamanho da caixa quente que determinam o fluxo de gases que se consegue expelir.
Tanto o rotor quanto o eixo também podem aumentar ou diminuir seus desempenhos através do números de pás e tamanho que possuem.
VÁLVULA DE ALÍVIO
Está válvula fica antes da caixa quente e é a responsável por regular a pressão do turbo desejada. Vamos ao exemplo: se você regular sua pressão do turbo para 0,8 kg/cm², e partir do momento em que atingir esta pressão este equipamento abrirá sua válvula, desviando os gases gerados pelo motor diretamente para o escapamento, não passando pela turbina desta forma mantendo o sistema em 0,8 de pressão.
VÁLVULA DE PRIORIDADE
A válvula de prioridade é a responsável pelo "espirro" do turbo. Quanto se obtém uma aceleração em altas rotações a pressão enviada é grande, e afim de não sobre carregar a borboleta quando se tira o pé do acelerador esta válvula descarrega o ar pressurizado que não foi utilizado.
Clique para ver o vídeo de funcionamento do turbo.
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