quinta-feira, 6 de novembro de 2014

TAXA DE COMPRESSÃO (álcool, gasolina e flex)

SIMPLES MAIS MUITO IMPORTANTE ESSA TAL TAXA
 


  A taxa de compressão é quanto o motor consegue comprimir a mistura ar + combustível. A importância dela se da devido a configuração e o combustível que se usa no motor do carro. Quando o pistão atinge seu PMS (ponto morto superior) é quando ocorre a compressão máxima da mistura ar+combustível, ou seja quando o pistão sobe ao seu limite máximo dentro do cilindro. É quando também ocorre a explosão iniciada pela centelha da vela. Vale lembrar que geralmente para carros ASPRO se utiliza uma compressão muito alta, ou seja a taxa é muito maior. Já nos carros turbos a taxa é menor, pois é necessário espaço dentro da câmara para entrar o ar comprimido da turbina. A taxa possui a seguinte nomenclatura ex: 10:1, significa que o volume de ar mais combustível dentro da câmara de combustão foi reduzida, comprimida em 10 vezes o seu volume inicial. Quanto maior a taxa, maior a explosão e maior a potência.




                                    
COMPRESSÃO MOTOR A GASOLINA (IDEAL TURBO) Normalmente os motores à GASOLINA utilizam a compressão de 9:1, ou seja a mistura de ar + combustível é comprimida 9 vezes o seu volume inicial. Para isto os motores a GASOLINA utilizam pistões próprios para esta finalidade. O pistão utilizado em motores a gasolina,possuem uma cavidade para que a mistura seja comprimida conforme projeção. LEMBRANDO QUE, CASO A COMPRESSÃO DO MOTOR A GASOLINA SEJE AUMENTADA OCORRERÁ O RISCO DE HAVER A PRÉ IGNIÇÃO, que é a explosão da mistura ar+combustível antes mesmo que o pistão atinja o PMS, causando danos ao motor.



   
COMPRESSÃO MOTOR A ÁLCOOL OU ETANOL (IDEAL ASPRO). O motor a álcool, ou etanol como queiram, possui uma taxa de compressão maior do que o motor a gasolina, pois suas propriedades químicas exigem esta taxa para que ocorra a queima e se tenha uma potência adequada. A taxa de compressão dos motores a álcool gira em torno de 12:1, ou seja sua mistura inicial é comprimida 12 vezes. Este taxa também leva o motor a ter um desempenho melhor do que os carros  a gasolina, mas também consomem mais combustível. Os pistões para motores a álcool são chamados de cabeça reta, ou seja não possui a cavidade do pistão a gasolina, pois o espaço desta cavidade não existe, ficando um espaço menor na câmara de combustão e gerando maior compressão conforme mencionado.



   

COMPRESSÃO MOTOR FLEX. Os veículos com motores "flex fuel", ou seja que utilizam tanto a gasolina quanto o álcool como combustível possuem uma taxa de compressão intermediária. A taxa de compressão de um motor flex gira em torno de 10:1, e significa que a mistura será comprimida 10 vezes o volume inicial. Essa taxa existe para que o motor funcione bem nos dois combustíveis que forem utilizados no motor. A taxa não pode ser igual a do álcool, pois corre o risco da pré ignição quando utilizar gasolina, e não é tão baixa porque a propriedade química do álcool, quando for utilizado,  exige uma compressão um pouco maior do que a gasolina. Perceba que o pistão utilizado nos motores flex não são retos como o do álcool, e sua cavidade não é tão profunda quanto do motor a gasolina, ou seja é um pistão intermediário.



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