Bicos Injetores, mesmo já sendo velhinhos (anos 50) ainda permanecem modernos. Fazendo parte do sistema de injeção eletrônica de um motor, o bico eletroinjetor, é o responsável por injetar combustível na câmara de combustão. Partindo da premissa de um carburador, que foi por muito tempo, o responsável por alimentar os motores, o sistema de injeção eletrônica vem aumentando a eficiência do motor, diminuindo o consumo e também a manutenção do sistema de alimentação do motor, e como tudo, o sistema eletrônico de alimentação, surgiu de uma necessidade, neste caso a de diminuição de emissão de poluentes.
Os bicos injetores, mais precisamente denominados de eletroinjetores, como o próprio nome diz, funciona a partir da eletricidade. Partindo de um sistema eletro magnético, esses bicos pulsam, abrindo e fechando conforme o giro do motor. Um bico eletroinjetor é gerenciado por computador. Ele envia a quantidade exata de combustível ao motor, sendo muito mais econômico e preciso que o velho carburador.
Abaixo segue ilustração de um desenho cortado do bico eletroinjetor.
A capacidade de injetar combustível de um bico, é feita conforme a necessidade do motor. Motores 1.0, 1.4, 1.6... O bico injetor também evolui muito desde de seu primórdio. Há no mercado vários tipos de bicos, inclusive para carros de altas performance.
Os leques de bicos injetores são muito variados, e são engenhados conforme a necessidade de cada motor. Veja o desenho a seguir.
Podemos partir da premissa de uma pistola de pintura, aonde pode-se determinar qual a abertura do leque, quantidade de tinta e etc. Assim são os bicos, existindo cada um com um tipo de leque e vazão de combustível.
Os bicos, em sua parte inferior possuem furos, pelos quais são injetados e passam o combustível. Há no mercado vários tipos, de um furo, até doze furos, até onde eu tenho conhecimento. Quanto mais pulverizado for o combustível, melhor eficiência e rendimento do motor. Então, partindo desta premissa, imaginemos que precisamos alimentar um senhor motor de 500 cavalos, e só existissem bicos com apenas um furo. Iríamos perceber que afim de suprir a necessidade na alimentação do motor, este furo precisaria ser muito grande, porém em baixas rotações, a cada abertura do bico haveria um gotejamento de combustível, em consequencia um funcionamento irregular e ineficiente. Afim de contornar essa situação, foram criados bicos com furos menores e em maior quantidade, pois desta forma consegue-se um ótimo desempenho tanto em baixas quanto em altas rotações.
Alguns bicos injetores...
Como a tecnologia nunca para, existem os bicos de injeção direta, que injetam combustível diretamente na câmara de combustão, os quais estarei postando em outra publicação.
Oficina -CARANGA- "cuidamos de seu carro como se nosso fosse"
Atendimento Whatsapp: 9 8464-2941