quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Diferença suspensão FIXA, ROSCA e AR

    Fala galera !!!

    Antes de mais nada vamos quebrar esse paradigma que existem entre esses tipos de suspensões. Me parece que há uma certa discriminação contra suspensões de ROSCA e a AR. Os comentários que rolam são os seguintes "rosca não presta, é dura e faz barulho", "ar da muita manutenção" blá blá blá.
    Pessoal vamos respeitar as opiniões adversas, como diz aquele outro, "ande baixo, não importa como" rsrsrs. Vou expor de forma sucinta as diferenças entre cada suspensão.

FIXA:esse tipo de suspensão não possui regulagem de altura, ou seja, uma vez que foi solicitado o serviço para rebaixar o veículo, o mesmo ficará da mesma altura. Dependendo da altura em que se deseja deixar o carro é necessário (maioria das vezes) realizar um trabalho essencial, que consiste na diminuição do telescópio, a utilização de amortecedor menor e claro o corte da mola. Utiliza-se o termo "canelinha" para este trabalho no telescópio e amortecedor. Na parte traseira, geralmente se utiliza amortecedor menor e mola cortada. Lembrando que todos os amortecedores utilizados são apropriados para esta finalidade.

ROSCA: este tipo de suspensão ao contrário da fixa, possui uma regulagem de altura do veículo, desta maneira ganha-se versatilidade, pois pode-se erguer ou baixar a altura em várias situações, tais quais uma viagem, quando se carrega peso no carro ou vá para lugares com o solo muito irregular. A regulagem da altura do carro é feita através de um prato com rosca onde é acondicionada a mola, desta maneira podendo levantar e baixar o carro quando necessário girando o prato. O problema é que tem que erguer o carro, no macaco, ou no elevador para realizar o ajuste. A respeito do que dizem, que é dura, ruim etc, na verdade basta que encontre uma oficina especializada e com experiência e materiais de qualidade. Já andei em carros com suspensão a rosca e não achei ruim.

AR: assim como a suspensão de rosca, a suspensão a ar possui a versatilidade de baixar ou erguer o carro a qualquer momento, só que com uma vantagem, apenas apertando um botão. A suspensão a ar consiste basicamente na utilização de bolsas de borracha infladas com ar. Através de um botão pode-se inflar a bolsa erguendo o carro, ou murchar a bolsa deixando o veículo mais baixo. Este tipo de suspensão é mais complexa, pois exige a utilização de um pequeno compressor, cilindro de ar e mangueiras de conexão, e outros acessórios. A questão é que dizem que a suspensão a ar gera muita manutenção, mas acredito que se procurar o lugar certo para instalação e adquirindo equipamentos de qualidade, essa manutenção pode quase não existir. Lembrando que atualmente carretas que carregam mais de trinta toneladas utilizam suspensões a ar.

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