Diferenças entre carro TURBO, ASPIRADO e claro o NITRO
TURBO: o termo utilizado advém do acessório utilizado para dar mais potência a um motor, a famosa turbina. Na verdade o termo correto seria TURBO COMPRESSOR, pois este dispositivo pressuriza o ar para queima que será utilizado no motor. Desta maneira então o ar será empurrado, forçado para dentro do motor, por este motivo também se utiliza o termo sobre alimentado. Quanto mais ar na câmara de combustão maior a explosão, e maior a potência.
ASPIRADO: ou aspro, este termo é utilizado porque o ar necessário para a queima do combustível é aspirado pelo motor com os movimentos dos pistões. O motor aspirado utiliza-se de outros meios para se obter maior potência, tais como: comandos de válvulas maiores, carburadores maiores, injeções eletrônicas programáveis e etc. Sendo assim o motor somente utiliza o ar sem pressurização, ou seja de forma natural.
NITRO: óxido nitroso, gás incolor cujo a fórmula é N2O. Este gás é injetado dentro da câmara de combustão. Um tanto complicado mas tentarei expor da forma mais simples possível, pois envolve química na bagaça. Como já salientei acima trata-se de um gás, esse gás tem a propriedade absorver o calor e refrigerar e enriquecer a quantidade de oxigênio no motor. Quando se torna mais frio o ar ocupa menos espaço físico, desta forma cabendo mais combustível na câmara de combustão e a consequência já é sabida, aumenta-se consideravelmente a potência do motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário