quarta-feira, 12 de novembro de 2014

AMORTECEDORES

   QUAL A FINALIDADE e QUAIS OS TIPOS


     
O amortecedor tem a finalidade de conter a ação contínua da mola. Caso utilizássemos um veículo somente com molas, sem os amortecedores, ao passar por uma lombada, por exemplo o carro ficaria pulando, igualmente o efeito da cama elástica. O amortecedor também tem a finalidade de manter a estabilidade do veículo, em curvas, frenagens, arrancadas fazendo que o carro permaneça com as rodas em contato com o piso o máximo possível. Para que o amortecedor cumpra seu papel, que é de suma importância, o mesmo possui ação progressiva. Como assim progressiva? Ele diminui a velocidade da ação da mola, fazendo o movimento elástico ocorrer o mínimo possível. O mecanismo de um amortecedor consiste de pistão e um cilindro cheio de óleo. Quando o pistão é movimentado ele faz com que o óleo do cilindro passe por um pequena válvula. A dificuldade que o óleo tem para passar pela válvula é o que faz a ação do amortecedor. Há vários e vários tipos de amortecedores, vários sistemas diferenciados, pista, rua, corrida, eletrônicos, etc. Vou tentar falar um pouco sobre cada um deles.






AMORTECEDOR DE AÇÃO ÚNICA:Trata-se de amortecedores cujo a sua ação somente se dá no momento em que a roda do veículo tem o movimento para baixo, ou seja, quando a roda passa por uma imperfeição no piso, digamos que ela sobe, passa pela irregularidade e depois desce, para o ponto inicial. No momento em que a roda tem o movimento de subida o amortecedor não têm nenhuma função, mas quando a roda faz o movimento de descida ai sim entra em ação o amortecedor, que de certa forma segura a força exercida da mola, mantendo uma descida suave da roda. Normalmente estes amortecedores utilizam óleo em seu mecanismo.







AMORTECEDOR DUPLA AÇÃO: O amortecedor dupla ação tem o seu funcionamento básico, ou seja, óleo válvula etc, igual ao de ação única. A diferença é que o de dupla ação realiza o trabalho de amortecimento tanto na descida quanto na subida da suspensão. Este tipo de amortecedor com certeza é muito melhor do que o de ação única, pois sua característica mantém o carro mais estável, tanto em pisos irregulares, quanto em curvas, frenagens e acelerações.






AMORTECEDOR PRESSURIZADO: Este tipo de amortecedor tem auxílio de um gás (nitrogênio) que é inserido no amortecedor para auxílio de seu trabalho. Este gás nitrogênio evita a geração de bolhas no fluído dentro do amortecedor, bolhas estas que são geradas pelo aquecimento do amortecedor quanto se utiliza um piso muito irregular, gerando maior fadiga e irregularidade do seu funcionamento. O gás diminui esta fadiga proporcionando conforto e segurança em todas ocasiões.




AMORTECEDOR REGULÁVEL: um amortecedor que transmite ao veículo uma certa versatilidade. A regulagem deste amortecedor permite ao veículo ter uma pegada mais esportiva, ou seja mantém o veículo mais firme, e proporciona também um conforto maior, caso seja conveniente. Estes amortecedores são bastante utilizados em pistas, pois dependendo do circuito o veículo será regulado conforme necessidade. Os amortecedores reguláveis se utilizam geralmente de gás para esta regulagem, inserindo ou retirando o gás do cilindro através de uma válvula. utiliza-se também um cilindro paralelo com o gás para ajuste.



AMORTECEDOR ELETRÔNICO: Talvez um dos mais modernos tipos de amortecedores existentes no mercado. Consiste no auxílio de tecnologias como a eletrônica, física e química. O amortecedor se torna mais rígido através de reações químicas provocados por descarga elétrica no fluído dentro do amortecedor. Esta rigidez se ocasiona quando o veículo atinge determinada velocidade, afim de gerar maior estabilidade. Apenas para efeito de curiosidade em 91 saiu uma série do veículo Escort chamado de FÓRMULA, que utilizava desta tecnologia. Há também um sistema eletro-magnético em desenvolvimento (não sei se já há veículos que utilizam), que consiste em uma varredura feita por sistema eletrônico do piso, transmitindo o amortecedor a hora exata de como deverá se comportar.










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