BOA TARDE À TODOS
Abordaremos neste artigo as diversidades de motores a combustão utilizados nos veículos, sejam eles nacionais ou importados, antigos ou modernos. Os motores a combustão foram criados no século XVII, por Nikolaus August Otto, dai o nome motores de ciclo "Otto", ou "quatro tempos". Cada vez mais estes motores estão sendo modernizados, oferendo maior economia e potência, ao mesmo tempo diminuindo o seu tamanho a medida que são desenvolvidos. Levando em consideração ao fator meio ambiente.
MOTOR EM LINHA: Os motores em linha consistem no posicionamento dos cilindros do bloco do motor todos em sequencia de forma a criar um conjunto em linha, ou seja, um cilindro estará imediatamente atrás do outro. Estes tipos de motores são em sua grande maioria utilizados em veículos de porte pequeno e médio, e geralmente os motores em linha possuem quatro cilindros. Também há motores em linha de cinco, seis ou até mais cilindros. A exemplo temos o OPALA, MAVERICK, SKYLINE, MAREA, JETTA dentre outros.
MOTOR EM "V": Os motores em formato "V" assim como a própria denominação, possuem seu formato parecido com a letra V, onde os cilindros ficam opostos um ao outro, porém com ângulos entre 60° a 90°. Os motores que utilizam a configuração em V em sua grande maioria são os que possuem mais de seis cilindros, pois este formato de motor o torna mais compacto, além de menor vibração. Tais motores são utilizados em caminhonetes e veículos de grande porte ou esportivos, tais como, BLAZER, DODGE, MERCEDEZ, FERRARI, dentre outros.
MOTOR BOXER: Este tipo de motor consiste no seu funcionamento totalmente na horizontal, trabalhando com os cilindros totalmente opostos. Basicamente semelhante ao motor em "V" porém podemos considerar a abertura em 180°. Estes motores também ocupam pouco espaço, e proporcionam melhor estabilidade ao veículo, uma vez que ficam em uma posição mais baixa no carro, consequentemente ficando mais próximo do chão. Estes motores, até onde eu tenho conhecimento possuem de 4 até 6 cilindros. Os motores BOXER são utilizados em FUSCA E SEUS DERIVADOS, PORSCHE, SUBARU.
MOTOR EM "W": O motor em formato "W" é derivado do motor em "V", a diferença está no alinhamento dos pistões de cada lado do bloco. Ao invés de os cilindros estarem em linha de cada lado do bloco eles ficam alternados, desta maneira compactando o tamanho e podendo ser utilizado em veículos com "cofre" menor. Os motores em "W" são poucos utilizados, e quando usados são alocados em carros de alta performance. Tenho o conhecimento que as marcas BENTLEY, BUGATTI e VOLKS utilizam este motor
MOTOR ROTATIVO: Sinceramente jamais imaginaria um motor a combustão que funcionasse sem pistão cilíndrico, sem biela e sem cabeçote. Este motor é extremamente compacto, gera muita potência e só conheço uma marca que utiliza este tipo de motor, é a marca MAZDA. Claro não poderia ter outra origem a não ser dos japoneses. Não sei se é o único, mas o maior problema deste motor está em uma peça, que no caso dos motores convencionais seria o anel do pistão, que se desgasta em curto espaço de tempo, havendo a necessidade de maior número de reparações. O esquema de funcionamento fica por conta do vídeo. è só clicar no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário