BOA NOITE PESSOAL !!!
ÂNGULO de VÁLVULA ? ÂNGULO de CABEÇOTE? PARA QUE???
Esta é mais uma das alternativas desenvolvidas para se obter melhor e maior desempenho do motor. O trabalho de ângulo realizado na válvula e na sede da válvula consiste em alterar, e melhorar o fluxo que passará entre as válvulas e as sedes. Fluxo este, que pode ser dos gases de escape e do ar e combustível admitido. Assim sendo necessário realizar tanto na válvula e sede de admissão e na válvula e sede de exaustão, para que haja uma equalização. Uma vez que se aumenta a quantidade de ar combustível na câmara, naturalmente saíra mais gases.
Repare que na figura ao lado, esta ilustrado uma válvula e sede originais. Tanto a válvula quanto a sede possuem apenas um ângulo de 45°, que também assim o é para vedação da câmara de combustão. Este ângulo único, dificulta o fluxo que por ali passa. O fluxo é mudado de direção de forma drástica, diminuindo sua velocidade para passar entre a válvula e a sede.
Já na figura a direita, está uma válvula e sua sede com o trabalho de ângulo já realizado. O ângulo de 45° para vedação da válvula permaneceu, porém foi acrescentado na válvula e na sede dois ângulos. Estes ângulos adicionais fazem a função de suavizar a passagem do fluxo. Nota-se na ilustração que a passagem se torna mais suave e menos sinuosa, aumentando desta forma a potência do motor.
OBS: Este trabalho deverá ser realizado por um profissional dotado de ferramentas operatrizes (torno).
Abraço, boa sorte !!!
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