ALINHAMENTO???
Esta aí três fatores importantíssimos em nossos veículos. Fatores que interferem em economia de combustível, desgaste dos pneus, avarias na suspensão e conforto. O condutor que não realiza estas manutenções no seu veículo, além dos desgastes acima do normal está comprometendo a própria segurança, a segurança de outros motoristas, de pedestres, ciclistas e etc. Por isso é necessário estar realizando tais procedimentos com frequência regular. Em um piso super deformado, cheio de buracos e de qualidade terrível como o do nosso país, aconselha-se realizar esta manutenção de 4 em 4 meses.
CAMBAGEM: A cambagem consiste na inclinação da roda do veículo. Olhando o veículo de frente enxerga-se o conjunto pneu roda na posição vertical, ou seja, com a banda de rodagem do pneu encostando no piso. A cambagem pode ser positiva ou negativa. Na cambagem positiva, olhando do angulo citado, o conjunto pneu roda estará em um anglo fechado, ou seja, somente as partes de fora da banda de rodagem dos pneus estarão em contato com o piso. Na cambagem negativa o anglo do conjunto pneu roda estarão abertos, havendo contato apenas na parte interna da banda de rodagem dos pneus. A cambagem nula consiste na posição do conjunto pneu roda totalmente na vertical. Em nossos carros do dia a dia recomenda-se a utilização de cambagem de aproximadamente -1, ou seja um pouco aberta, pois em curvas o carro terá mais aderência compensando a torção do chassi.
BALANCEAMENTO: O balanceamento não está inserido na geometria do carro, mas se realizada evita a fadiga da suspensão e do conforto do veículo, Quando você atinge determinada velocidade com seu veículo e percebe uma vibração no volante, há grandes possibilidades das rodas estarem desbalanceadas. Tanto na fabricação da roda quando do pneu, não se consegue a distribuição do peso totalmente igual, sempre haverá um lado da roda ou do pneu que estará mais pesado. Quando se realiza o balanceamento utiliza-se pesos de chumbo nas rodas para compensar a distribuição do peso, não havendo mais oscilações nas rodas.